|Reino Unido

Riqueza dos multimilionários britânicos cresceu 35 milhões de libras por dia

Um estudo da Oxfam revela que a riqueza dos multimilionários britânicos aumentou o equivalente a 41,4 milhões de euros por dia o ano passado, totalizando 215,4 mil milhões de euros.

Créditos / Towards Data Science, a partir de Oxfam

De acordo com um relatório da Oxfam divulgado esta segunda-feira, a riqueza colectiva dos multimilionários na Grã-Bretanha aumentou 35 milhões de libras por dia, para um total de 182 mil milhões de libras em 2024.

Este valor – referiu a organização não governamental (ONG) – seria suficiente para cobrir toda a cidade Manchester com notas de dez libras uma vez e meia.

O mesmo estudo revelou que a riqueza global dos multimilionários aumentou em dois milhões de milhões de dólares o ano passado – três vezes mais depressa do que em 2023.

«Entretanto, de acordo com o Banco Mundial, o número de pessoas que ainda vivem na pobreza – cerca de 3,5 mil milhões – quase não mudou desde 1990. [A instituição] alerta que os avanços na redução da pobreza estagnaram e que a pobreza extrema poderia ser erradicada três vezes mais depressa se as desigualdades fosses reduzidas», lê-se na apresentação de um relatório publicado num momento em «as elites empresariais se reúnem na estância suíça de Davos» e em que «Donald Trump é empossado como presidente dos Estados Unidos».

Para a ONG, esta concentração «cada vez maior de riqueza é possibilitada por uma concentração monopolista de poder, com os multimilionários a exercerem cada vez mais influência sobre as indústrias e a opinião pública».

Anna Marriott, responsável de Políticas de Desigualdade da Oxfam, declarou: «O ano passado, previmos que o primeiro trilionário [bilionário] poderia surgir no espaço de uma década, mas esta aceleração chocante da riqueza significa que o mundo está agora a caminho de pelo menos cinco.»

«O sistema económico global está quebrado, totalmente inadequado ao seu objectivo, pois permite e perpetua esta explosão de riquezas, enquanto cerca de metade da humanidade continua a viver na pobreza», disse.

Em média, a riqueza das dez pessoas mais ricas do mundo aumentou cerca de 100 milhões de dólares (96,1 milhões de euros) por dia, enquanto 44% da população mundial vive com menos de 6,85 dólares (6,5 euros) por dia.

No Reino Unido, surgiram mais quatro multimilionários em 2024, elevando o seu número para 57, referiu a organização.

Neste contexto, Marriott instou o governo britânico a dar prioridade a políticas que enfrentem a desigualdade, bem como a taxar de forma mais elevada os super-ricos.

«Poder-se-iam juntar grandes somas de dinheiro para combater a desigualdade aqui, no Reino Unido, e no estrangeiro, proporcionando investimentos cruciais aos nossos serviços públicos», disse a responsável.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui