Na conferência de imprensa realizada na manhã de ontem, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, apresentaram-se os pormenores da abertura da quinta edição dos JFRS.
«A Cerimónia de Abertura, bem no centro da cidade do Barreiro, terá uma forte componente tecnológica, com várias projecções, e contará com actuações representativas de cada um dos nove municípios participantes. No final, Wanda Stuart cantará a Canção do Mar», lê-se na nota publicada na página da Câmara da Moita.
Na conferência participaram, entre outros, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e da Câmara da Moita, Rui Garcia, e a vereadora do Desporto do município do Barreiro, Regina Janeiro, a quem coube apresentar a APP dos jogos.
Desenvolvida para Android, esta aplicação apresenta «inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento, trabalha offline, com acesso a dados mínimos» e contém uma funcionalidade ligada ao GPS. Regina Janeiro disse ainda que os JFRS são dirigidos a atletas mas, sobretudo, «a todos aqueles que queiram partilhar connosco este momento».
Com 24 modalidades e competições agendadas para Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, a edição 2017 dos JFRS contempla, também, o desporto adaptado.
Os patronos escolhidos para esta edição são o «Magriço» José Augusto, antigo jogador do Benfica e do FC Barreirense, o treinador Paulo Fonseca, actualmente no Shakhtar Donetsk, a judoca olímpica Telma Monteiro e a atleta de Boccia Rita Patrício, que marcou presença na conferência de ontem.
Para o presidente da Câmara do Barreiro, «a promoção deste evento é o reflexo da intensa actividade desportiva/cultural da região». Rui Garcia, por seu lado, explicou que este evento «parte dos municípios» e caminha no sentido de se transformar «numa iniciativa verdadeiramente regional», capaz de evidenciar o dinamismo do movimento associativo.
Os JFRS são uma organização conjunta das câmaras municipais do distrito de Setúbal, movimento associativo popular, escolas e associações distritais das modalidades aderentes.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui