Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, esta manhã, o lançamento de um debate alargado sobre «a problemática europeia», incluindo «um estudo aprofundado» sobre este tema, a realizar a partir de Setembro, patrocinado pela Presidência da República (PR).
Apesar de anunciar o lançamento do debate na «Grande Conferência Europa», uma iniciativa do Diário de Notícias, o Presidente avisou que, no seu entendimento, «a resposta só pode ser mais Europa, e não menos Europa». Marcelo afirmou que qualquer iniciativa de consulta popular «sobre a pertença à Europa ou sobre a vinculação a tratados ou pactos celebrados no quadro europeu» é, para si, «inadmissível».
A PR vai promover um conjunto de iniciativas de reflexão sobre a «problemática europeia», assim como «um estudo aprofundado a arrancar em Setembro e a culminar na Primavera do próximo ano». Esse estudo será feito «com o apoio de instituições não partidárias», revelou Marcelo.
O Presidente lembrou que a Assembleia da República criou uma comissão «encarregada de uma reflexão sobre a problemática europeia», e que também «o Conselho de Estado, na última reunião, entendeu, e isso ficou expresso no comunicado, que se deveria debruçar profundamente sobre essa problemática».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui