Há mais de três anos sem actualização dos instrumentos reguladores do sector, segundo a Sindicato de Hotelaria do Centro da FESAHT/ CGTP-IN afirma que os patrões estão a recusar negociar aumentos salariais e melhores condições, enquanto as empresas acumulam lucros recorde com a explosão do turismo.
É por este motivo que a estrutura sindical vai promover esta sexta-feira, 31 de Julho, uma concentração em Aveiro, entre as 11h00 e as 12h30, junto à delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), para denunciar o prolongado bloqueio da contratação colectiva no sector da hotelaria, restauração e turismo.
Numa nota enviada às redacções, o sindicato acusa tanto a AHRESP, como AHP, APHORT, AHISA e AHETA, tudo associações patronais, de não darem respostas às propostas dos trabalhadores e de manterem os trabalhadores reféns de salários estagnados e condições cada vez mais precárias.
Esta situação, denunciada no âmbito da Acção Nacional de Luta no Turismo da FESAHT/CGTP-IN, mantém «muitas centenas de milhares de trabalhadores a auferir apenas o Salário Mínimo Nacional». A iniciativa insere-se numa ampla campanha nacional de esclarecimento e protesto, que inclui a distribuição de documentos à população e aos trabalhadores do sector nas imediações e nas unidades hoteleiras e de restauração da região.
Durante a concentração, os dirigentes sindicais vão apresentar as razões do protesto, as reivindicações concretas dos trabalhadores e as próximas acções previstas para todo o centro do país, em defesa da valorização dos salários, da melhoria das condições de trabalho e do respeito pela negociação colectiva.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui