|literatura

Cuba no roteiro das celebrações do centenário de Italo Calvino

O centenário do escritor italiano, no próximo dia 15, é assinalado em Cuba, país onde nasceu, com múltiplas actividades, a que se junta o documentário em preparação, de Esther Barroso, sobre a sua vida.

O escritor e editor italiano Italo Calvino  
Créditos / Prensa Latina

Numa conferência de imprensa na sede da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), Roberto Vellano, chefe da missão diplomática italiana na Ilha, vincou a importância das comemorações do centenário no país caribenho, onde o autor de As Cidades Invisíveis nasceu e viveu até aos dois de idade.

Em Havana, o diplomata disse que a jornada de homenagem em Cuba ao célebre escritor dará início às comemorações, a nível internacional, relacionadas com o centenário do nascimento do escritor.

Recorde-se que o autor de Se numa Noite de Inverno Um Viajante nasceu, a 15 de Outubro de 1923, em Santiago de las Vegas, perto de Havana – onde trabalharam os seus pais, Eva Mameli e Mario Calvino.

Na conferência de imprensa, esta semana, o presidente da Uneac, Luis Morlotte, lembrou que a instituição entrega há 27 anos um prémio de romance com o nome do escritor italiano, ao qual serão devotadas várias iniciativas, na capital cubana, entre os dias 11 e 15 deste mês.

Conferências, exposições, apresentações de obras e mais

Das acções programadas, a professora Mayerín Bello, especialista cubana na obra de Calvino, destacou a conferência que terá lugar dia 11, pelas 10h, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade de Havana, que contará com intervenções de diversos investigadores italianos – Bruno Falcetto, Francesca Caputo e Maria Cristina Secci.

No dia seguinte, 12, será inaugurada na Sociedade Dante Alighieri, na capital cubana, a exposição «Calvino qui e altrove»; já a Casa das Américas será palco da apresentação da obra Calvino, Cuba, l'America Latina, das investigadoras Mayerín Bello e Laura Di Nicola.

Na sexta-feira – dia com bastantes actividades previstas –, terá lugar na sede da Uneac a atribuição dos prémios do concurso literário Italo Calvino.

Equipa das filmagens de «Cartas de Calvino» em Havana / PL

Para dia 14, às 18h, está programada uma homenagem na sua casa natal, localizada na sede do Instituto de Investigações Fundamentais na Agricultura Tropical «Alejandro de Humboldt», em Santiago de las Vegas.

Documentário cubano sobre a vida de Calvino a fazer-se

Cartas de Calvino, documentário sobre a vida de Italo Calvino (1923-1985), encontra-se em fase de produção, informou a realizadora, Esther Barroso, tendo revelado à Prensa Latina que a rodagem em Roma terminou no domingo passado.

O documentário, cuja «trama» se centra no nascimento em Cuba da figura das letras e na experiência dos seus pais na ilha caribenha, tem como protagonista a cantora e compositora cubano-italiana Monica Marziota, que, no papel de narradora, segue as marcas da família Calvino em Roma, em San Remo e, sobretudo, em Havana.

«É bom esclarecer que a nossa intenção era terminar a obra para a celebração do seu centenário, mas as dificuldades com os financiamentos impediram-no», explicou Barroso.

Em 1964, a convite da Casa das Américas, Italo Calvino regressou a Cuba, tendo então afirmado, numa entrevista publicada no diário Revolución, que o convite lhe permitiu voltar ao lugar onde nasceu, «que é como voltar ao ninho».

Os contributos do intelectual cubano Helio Orovio (1938-2008), também natural de Santiago de las Vegas e autor de Las dos mitades de Calvino, foram uma referência obrigatória para esta aventura fílmica, disse Barroso.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui