|cinema

Festival de cinema de Londres exibe filmes portugueses

José Filipe Costa compete com Prazer, camaradas!, e os filmes de Pedro Costa e Gabriel Abrantes também integram a selecção do Festival, mas não estarão a concurso.

Eduarda, João e Mick são as personagens que viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal, no filme Prazer, camaradas!Créditos / youtube

O novo documentário de José Filipe Costa integra a secção competitiva da sua categoria, concorrendo ao prémio Grierson que distingue filmes «com integridade, originalidade e significado social e cultural», na 63.º edição Festival de Londres, que decorre de 2 a 13 de Outubro na capital britânica, de acordo com informação disponibilizada no página oficial do festival.

O documentário, que teve a sua estreia mundial em Agosto no Festival de Locarno, aborda o pós-25 de Abril a partir de memórias de portugueses e de estrangeiros, juntando histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas. Eduarda, João e Mick são as personagens que viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal. Vêm ajudar nas actividades rurais e pecuárias, dar consultas médicas e de planeamento familiar, mostrar filmes de educação sexual e participar nos bailes tradicionais.

Fazem também parte do programa do festival o filme Vitalina Varela, de Pedro Costa, e Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre, de Gabriel Abrantes.

Vitalina Varela, que venceu o Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno, integra a secção «Dare», na qual são exibidos «filmes que fazem o espectador sair da sua zona de conforto». Em Locarno, o filme arrecadou ainda o prémio de melhor interpretação feminina, atribuído à protagonista, Vitalina Varela, que foi também distinguida pela imprensa com o Prémio Boccalino d"Oro para melhor actriz. O filme conta a história de uma mulher caboverdiana que viveu grande parte da vida à espera do marido, Joaquim, emigrado em Portugal.

Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre, que teve estreia em Maio no Festival de Cannes, em França, e venceu em Julho o prémio de Melhor Ficção do festival Curtas de Vila do Conde, será exibido na secção «Laugh», dedicada ao «humor em todas as suas formas». O filme, que combina animação e imagem real, foi rodado dentro do Museu do Louvre, em Paris, palco de uma ficção em que as obras de arte ganham vida assim que as portas fecham.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui