O filme de animação «Ice Merchants», do português João Gonzalez, ganhou o primeiro prémio do Festival Internacional de Cinema das Yungas (FICY) Nina Velárdez, que se realiza na cidade de Tafí Viejo, em Tucumán, noticia o argentino La Gaceta.
O festival, que cumpre a sua oitava edição, recebe o seu nome de uma floresta de montanha característica da região andina (Las Yungas, segundo a sua denominação nas línguas indígenas Quechua e Aymara) e de Petrona Lucinda Velárdez (1922-2013), conhecida como «a Nina Velárdez», que viveu durante muitos anos nas montanhas de Tafí Viejo e foi «uma fonte inesgotável de conhecimentos» para «um sem-fim de profissionais e especialistas de ciências naturais» cujas investigações se fundamentaram no seu saber.
Neste mesmo fim-de-semana o filme recebeu o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem Internacional da 15.ª edição do Weird Market, que terminou este sábado em Valência, Espanha, segundo anunciou a organização.
Ice Merchants, de João Gonzalez, venceu o prémio de melhor curta-metragem nos prémios Annie, em Los Angeles e o filme Mal Viver, de João Canijo, venceu o Urso de Prata do Prémio do Júri do 73.º Festival de Cinema de Berlim. O cinema português está a destacar-se cada vez mais fora de portas e a arrecadar prémios em importantes festivais internacionais. A curta-metragem de animação de João Gonçalves que está nomeado para os Oscars venceu o prémio de melhor curta-metragem nos prémios Annie na madrugada de domingo. Esta foi a segunda vez que um filme portugues alcançou tal distinção. O Ice Merchants é o projecto final do mestrado em Animação de João Gonzalez tirado na Royal College of Arts e conta a história de um homem e do seu filho que saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria localizada no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite. Já no ano passado a curta-metragem tinha já arrecadado o Prémio Leitz Cine Discovery do Festival de Cinema de Cannes. Como se tal reconhecimento português não fosse já digno de registo, o filme Mal Viver, de João Canijo, venceu o Urso de Prata do Prémio do Júri do 73.º Festival de Cinema de Berlim. A par deste feito, o realizador português conseguiu outro ao conseguir a proeza de ter dois filmes em simultâneo, embora em categorias diferentes, a concorrer aos prémios. O Mal Viver era candidato no concurso principal e Viver Mal na paralela Encounters. A semelhança dos títulos é propositada uma vez que, para além de terem sido rodados em simultâneo, ambos partilham a mesma unidade de tempo e de espaço, sendo que a acção se passa no Hotel Parque do Rio, em Ofir. Em Mal Viver o foco está nas tensões e relações de uma família que detém o hotel. O elenco conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto e Madalena Almeida. Em Viver Mal são explorados os dilemas pessoais de cada personagem que está hospedada no hotel tendo como inspiração as de August Strindberg.e conta com Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Rafael Morais, Beatriz Batarda, Carolina Amaral e Leonor Vasconcelos. Esta distinções levam qualquer pessoa a pensar onde chegaria o cinema português se houvesse investimento público decente na Cultura. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Cultura|
Cinema português cada vez mais premiado no estrangeiro
Contribui para uma boa ideia
A co-produção portuguesa (COLA animation), francesa e britânica, de 14 minutos, relata o quotidiano de uma família em que pai e filho, diariamente, saltam de pára-quedas de uma casa construída no cume gelado de uma escarpa de altura vertiginosa, em direcção a uma aldeia que se situa muito abaixo, no longínquo vale onde, como o título indica, vendem o gelo que produzem durante a noite.
O leitor pode aceder ao trailer de Ice Merchants aqui.
Ice Merchants e o seu realizador
Apenas em 2023, ano em que se tornou o primeiro filme português a ser nomeado para os Óscares, Ice Merchants já tinha o Annie Award para a Melhor Curta-metragem (Los Angeles), o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem do Festival Internacional de Cinema de Bruxelas, o Grande Prémio Monstrinha Inatel do Festival Monstra (que acumulou, no mesmo certame, com o Prémio SPA/Vasco Granja, o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem e o prémio Melhor Curta-Metragem Portuguesa) e o prémio Melhor Desenvolvimento Visual de Obra de Animação Ibero-americana dos Prémios Quirino de Animação Ibero-americana (Tenerife), antes dos galardões agora anunciados.
João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Licenciou-se na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), no Porto, e fez mestrado na Royal College Art, em Londres, instituições onde realizou os seus primeiros (e também premiados) filmes: The Voyager (2017) e Nestor (2019). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com Ice Merchants, filme que, em 2023, se viria a tornar o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar e o segundo a vencer o Annie Award (um prémio considerado «o Oscar do filme de animação»).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui