Entre 35 filmes, a Academia Portuguesa de Cinema escolheu quatro para poderem vir integrar a categoria de Melhor Filme Internacional nos Oscars. A escolha recaiu então nos filmes «Mal Viver», «Viver Mal», «Légua» e «Nayola», já todos com estreia comercial.
«Légua», estreado em Cannes, é a segunda longa-metragem de ficção de Filipa Reis e João Miller Guerra. A história acontece numa antiga casa senhorial, em que a única habitante é a governanta, Emília, determinada a manter tudo limpo e preparado para acolher os proprietários que nunca lá vão. O filme tem Carla Maciel como protagonista que que contracena com a atriz não profissional Fátima Soares.
«Viver Mal» e «Mal Viver» são duas obras de João Canijo que se interligam. «Mal Viver» é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana, segundo a sinopse. Já «Viver Mal» foca-se nos hóspedes que passam pelo hotel onde se situa a cena. Ambos os filme estrearam-se no festival de Berlim, com João Canijo a receber o Urso de Prata para prémio do júri por «Mal Viver».
Por fim, «Nayola» é a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, que tem reunido vários prémios internacionais. O filme para de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto e contrapõe as vidas de três gerações de mulheres, Lelena, Nayola e Yara, tendo a guerra civil de Angola como pano de fundo.
O comité da Academia Portuguesa de Cinema que escolheu os filmes integrou Ana Rocha de Sousa (realizadora), Clara Agapito (montadora), David Bonneville (realizador), Fátima Ribeiro (guionista, Frederico Serra, (produtor), Isabel Abreu (atriz), José António Loureiro (diretor de fotografia), Manuel Mozos (realizador), Miguel Guilherme (ator) e Mina Andala (atriz). A escolha do filme português candidato aos Oscars será anunciada pela Academia a 14 de setembro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui