|cinema

Em agenda:

Livro «Cinema 2.0», de Marta Pinho Alves, tem apresentação pública em Lisboa

É já esta quinta-feira, dia 1 de Fevereiro, às 18h, na Livraria Linha de Sombra, da Cinemateca Portuguesa. Apresentação por José Luís Garcia e Tiago Baptista.

Créditos / Premium Essays/premiumessays.net

Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinemática do Tempo do Digital sugere, «a partir da análise de modalidades de produção cinemática contemporâneas forjadas no tempo do digital», resposta a duas questões fundamentais: «o que é o cinema no momento em que a digitalização intervém em todos os seus domínios»; e se «tem ainda sentido usar a expressão cinema» num momento em que «a película [...] é cada vez mais rara» e os «circuitos de circulação […] se distanciam» daqueles que sempre foram.

A autora foca-se em «quatro núcleos fundamentais» do «fazer cinemático»: «microcinema, cinema colaborativo, cinema pro-am e cinema ao vivo». Como sublinha José Luís Garcia no seu prefácio, o «impossível encerramento das interpretações» sobre um objecto «volátil» e «ainda em construção» conduz a autora, «mais do que encontrar respostas definitivas e cabais», a entregar ao leitor «coordenadas para viagem neste território», convidando-o a sobre elas reflectir e formular reflexões – segundo a sinopse produzida pela editora, de onde as citações foram extraídas.

A editora Livros LabCom.IFP publica livros electrónicos e em formato papel (neste caso, quando solicitada) no amplo domínio das Humanidades, da Filosofia e das Ciências Sociais ou em áreas específicas nas quais tem colecções: Ars (Artes), Livros Labcom (Comunicação) e Filosofia Prática (Filosofia).

A autora

Marta Pinho Alves licenciou-se em Ciências da Comunicação (1998), pela Universidade da Beira Interior (UBI). É mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2007), pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Doutorou-se em Sociologia, especialização em Comunicação, Cultura e Estilos de Vida (2014), pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com a tese Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinematográfica do Tempo do Digital, agora publicada em livro.

Desde 2014 é Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

É membro da Associação dos Investigadores de Imagem em Movimento (AIM), no âmbito da qual co-coordena o Grupo de Trabalho sobre Cultura Visual Digital.

Marta Pinho Alves colabora com o AbrilAbril desde 2017, escrevendo sobre o cinema no tempo do digital. Assim afirma ao leitor/espectador no seu primeiro artigo e, simultaneamente, declaração de intenções, propondo-se fazer recair a sua atenção, principalmente, «sobre o amplo domínio da elaboração de imagens em movimento» num contexto, «iniciado na década de 1980 e ainda em curso», em que «a película foi substituída pelos formatos digitais». Os artigos de Marta Pinho Alves publicados no AbrilAbril podem ser lidos aqui.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui