A Trimagisto vai apresentar um espetáculo que reflete o movimento associativo em torno de duas bandas filarmónicas rivais. Nos próximos dias 5 e 6 de Outubro, o Cine Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, abre as portas à estreia de A Banda do Meio.
O espetáculo é uma coprodução original que une os municípios de Montemor-o-Novo, Setúbal e Pombal e procura combinar teatro e música de forma irreverente. Segundo a Trimagisto este espetáculo é um convite a reflectir do que ficou dos ideais de 1974 e 1975 nos dias de hoje. O espetáculo é acompanhado ainda do lançamento do livro homónimo de Jorge Palinhos.
A Banda do Meio surge quando duas bandas filarmónicas rivais razões políticas e económicas, são forçadas a unirem-se. Entre risos, música e reflexões provocadoras, o público será levado a pensar sobre o espírito do associativismo. «Será que o associativismo, tal como o conhecemos, está mesmo a desaparecer?» ou «o que resta do sentimento coletivo do 25 de Abril?» são as perguntas deixadas ao público.
Em cada município, além do elenco de três atores profissionais: Ana Sofia Paiva, Pedro Luzindro e Carlos Marques, foi também realizado um trabalho comunitário, fundamental para a encenação, com bandas locais. Participam no espetáculo a Banda Filarmónica da Guia de Pombal, a Capricho Setubalense e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. Elas são a representação do movimento associativo.
O espetáculo tem lugar também em Setúbal, no dia 11 de Outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi e em Pombal, nos dias 19 e 20 de Outubro, no Teatro-Cine de Pombal. Mais do que um simples espetáculo, A Banda do Meio é uma viagem divertida, ambiciosa e profunda, que nos deixa a todos a pensar e a refletir sobre o que mudou desde o 25 de Abril e o que se mantém até agora.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui