|poesia

Primeiro Festival de Poesia Contemporânea acontece por estes dias em Setúbal

A primeira edição de O Som da Tinta – Festival de Poesia Contemporânea de Setúbal abriu esta quinta-feira e homenageia Sophia e Manuel Gusmão. Há concertos, conferências, livros e leitura de poemas.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Créditos

São quatro dias de um evento «inédito», que a Câmara Municipal de Setúbal deseja ver crescer e afirmar-se como referência no universo literário nacional, com o objectivo de promover a poesia.

Na abertura da feira do livro, que esta quinta-feira assinalou o início do certame, o vereador da Cultura sublinhou que «este festival é uma inquietação» e um «desafio» para que as pessoas leiam poesia. «A poesia não é uma linguagem do passado, é uma linguagem do presente e faz todo o sentido lançar esta ideia através deste projecto», acrescentou Pedro Pina.

Através de várias iniciativas, a primeira edição homenageia os poetas portugueses Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano do centenário do nascimento, e Manuel Gusmão.

Na feira do livro, patente até domingo na Casa da Cultura, a compra de uma obra literária dá direito a um bilhete para um dos dois espectáculos poético-musicais de «O Som da Tinta», no Fórum Municipal Luísa Todi. 

Esta sexta-feira, pelas 18h30, terá lugar na Sala José Afonso a conferência «Sophia: A Luz Aeterna da Poesia», por António Carlos Cortez, poeta, ensaísta, crítico literário e professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. 

Pelas 22h, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe um espectáculo pela Lisbon Poetry Orchestra, colectivo de quatro músicos e quatro actores que, nesta actuação, celebra a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. A encerrar o programa do segundo dia do festival, o Pátio do Dimas, na Casa da Cultura, recebe a sessão livre de leitura de poemas «Viajar pela Palavra Poética». 

Amanhã, às 18h30, Fernando Martinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, conduzirá a conferência «Manuel Gusmão: A Palavra sobre o Mundo». Quando forem 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o espectáculo «Contra todas as Evidências, a Alegria», de homenagem a Manuel Gusmão, com leitura de poemas pelo Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal, a que se segue um concerto por Lula Pena.

No domingo, último dia de «O Som da Tinta», a Sala José Afonso da Casa da Cultura acolhe, pelas 18h, o espectáculo «Pouso da Poesia – Uma Viagem pela Poesia Portuguesa pelo Teatro da Rainha», com Cantigas de Amigo, Escárnio e Mal-Dizer, passando pelos poetas do Cancioneiro Geral e por temas de Zeca Afonso. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui