A recolha de medicamentos e material sanitário, no valor de 21 500 euros, esteve a cargo da Asociación Ernesto Guevara de Torrejón de Ardoz (Comunidade de Madrid), da Asociación Valenciana de amistad con Cuba José Martí e da Medicuba-España, indica o portal cubainformación.tv.
A iniciativa das três entidades, que integram o Movimiento Estatal de Solidaridad con Cuba (MESC), insere-se na campanha de apoio às regiões que, no país caribenho, foram afectadas pelo furacão Ian.
O transporte por via aérea envolveu a coordenação com a Embaixada de Cuba em Espanha e a companhia aérea Word2fly, indica a fonte, acrescentando que o destino da carga será Pinar del Río.
Preve-se que os materiais sejam entregues, esta quarta-feira, ao hospital provincial Abel Santamaría, na capital da província homónima.
A Asociación Ernesto Guevara de Torrejón de Ardoz agradeceu a todos os que aderiram à campanha, tendo sublinhado que, em conjunto com outros grupos de amizade com a Ilha, continua a fazer frente ao bloqueio.
No passado dia 6, a Coordinadora Catalana de Solidaridad «Defensem Cuba» encheu um contentor com material sanitário e ortopédico, destinado à província de Matanzas.
Trata-se de uma carga resultante de contributos particulares, de empresas e de instituições, no âmbito de um projecto designado «Apoyo a Cuba por afrontar los efectos del incendio industrial en Matanzas».
No financiamento do transporte, que hoje parte do porto de Barcelona, assume papel principal o Fons Català de Cooperació al Desenvolupament, que reúne diversos municípios da Catalunha.
No final de Abril, uma ONG catalã conseguiu carregar um contentor com material de construção, no valor de 11 mil euros, destinado ao município de San Miguel del Padrón, em Havana.
Também no final do mês passado, a Red Solidaridad Canario-Cubana carregou um contentor com 800 colchões, destinado às províncias de Pinar del Río e Artemisa (duas das mais afectadas pelo furacão Ian, em Setembro último).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui