|Segurança Social

Indexante de apoios sociais sobe para 435,76 euros

A actualização, pelo terceiro ano consecutivo, das pensões e do indexante de apoios sociais (IAS), que sobe para 435,76 euros, foi publicada esta quinta-feira em Diário da República. 

Créditos / RTP

Na actual legislatura, este é o terceiro aumento das pensões, mas o primeiro com actualização integral a partir de 1 de Janeiro, em vez de Agosto. A medida foi uma das «marcas» do PCP no Orçamento do Estado deste ano. 

Segundo o diploma, são actualizadas as pensões e outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de Segurança Social, as pensões do regime de protecção social convergente atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) e as pensões por incapacidade permanente para o trabalho e por morte decorrentes de doença profissional.

O Diário da República publica ainda a portaria de actualização do IAS, que serve de referência em  múltiplas prestações sociais, como o abono de família e o subsídio de desemprego. O valor sobe 6,86 euros relativamente a 2018, situando-se nos 435,76 euros. 

A actualização do indexante, que esteve congelado entre 2009 e 2016, tem em conta os dados do PIB e inflação média dos últimos 12 meses, sem a habitação. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui