|Lisboa

Feira da Luz anima Carnide até 30 de Setembro

A mítica Feira da Luz, na lisboeta freguesia de Carnide, segue até 30 de Setembro com os famosos louceiros, tascas de comes e bebes, animações infantis e espectáculos culturais, de entrada livre. 

Créditos / Hard Musica

Organizada pela Junta de Freguesia de Carnide, a Feira da Luz decorre, desde o passado dia 1 até 30 de Setembro, com um programa cultural democrático e ecléctico.

Democrático, porque os espectáculos são de entrada livre; ecléctico, porque desde o teatro à dança, ao desporto, exposições, folclore, concertos musicais e artesanato, a oferta é bastante variada e não faltam actividades para os mais pequenos. Além dos carrosséis e dos insufláveis, as crianças podem desfrutar de passeios de barco no lago e das pinturas faciais. 

Lena d'Água, Toy, Carolina Deslandes, Aurea e Clã são alguns dos nomes sonantes do programa, que conta também com animações de rua e a tradicional procissão da Nossa Senhora da Luz, a encerrar a feira. 

A mais antiga de Lisboa

Realizada há mais de 500 anos, a feira começou como complemento das festividades religiosas dedicadas a Nossa Senhora da Luz. A iniciativa, segundo a Junta de Freguesia de Carnide, começou pelos tradicionais comes e bebes, vendedores de medalhas e objectos religiosos, tendo surgido mais tarde os louceiros, os cesteiros e os vendedores de fruta e de gado. 

A duração inicial era de apenas três dias, mais tarde passou a cinco e, em 1929, ficou estabelecido que o dia inicial da Feira da Luz seria o primeiro sábado de Setembro e que terminaria no último dia desse mês. No mesmo ano, com os eléctricos da Carris a ligar os Restauradores a Carnide, a popularidade da feira aumentou. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui