Apresentarão companhias nacionais, duas estrangeiras e outras expressões artísticas

A variedade do espectro criativo no Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Começa já amanha o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XVIII Festa do Teatro. É uma iniciativa que junta o papel destacado do teatro a outras manifestações artísticas.

Começa já amanha o Festival Internacional de Teatro de Setúbal
Créditos / Teatro Estúdio Fontenova

Dos dias 18 a 29 de Agosto realiza-se mais uma vez o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XVIII Festa do Teatro, com uma programação que inclui espectáculos cénicos de sala e de rua, música, cinema, palestras, exposições e manifestações artísticas emergentes.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, onde se apresentarão companhias nacionais e duas estrangeiras, provenientes de Espanha, com algumas estreias previstas.

As mais de duas dezenas de eventos da XVIII Festa do Teatro têm como locais da cidade escolhidos o Fórum Municipal Luísa Todi, a Casa da Cultura, o Convento de Jesus, a Escola Secundária Sebastião da Gama, a Praça de Bocage, o Parque do Bonfim e os largos da Ribeira Velha e do Sapalinho.

A chamada Secção Oficial do evento apresentará vários grupos de teatro, entre os quais estão o Teatro Corsario e Mundanal Ruido Teatro, ambas de Espanha, Cão à Chuva/Rui Paixão, Peripécia Teatro, Teatro dos Aloés, Passos e Compassos, Colectivo Sophiemarie e Companhia João Garcia Miguel, com espectáculos às 22h.

Destaca-se, por exemplo, a peça A Velha Ampulheta, da companhia Passos e Compassos, vencedora da edição «Mais Festa» 2015, e que é apresentada no dia 22, às 22h, no Largo do Sapalinho, ou a estreia de Bonecas Russas, do Coletivo Sophiemarie, no dia 27 à mesma hora, no auditório da Escola Sebastião da Gama.

O festival mantém ainda a Secção Off «Mais Festa», com apresentações às 19he às 23h30, dando espaço a jovens criadores e a novos projectos teatrais, que têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

Para além do teatro, com espectáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporciona outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens e apontamentos musicais.

Segundo o site Teatro Estúdio Fontenova, esta Festa do Teatro serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, «potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica».

A entrada para os espectáculos da Secção Oficial tem um custo de sete euros, sendo que para os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos o custo é de cinco euros. Na Secção Off «Mais Festa», os bilhetes não têm um preço definido, sendo o público convidado a fazer uma contribuição solidária para os artistas intervenientes. Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Programa da XVIII Festa do Teatro

 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui