Organizado pelo município de Setúbal, pelo Centro de Estudos Bocagianos e pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, o Congresso Internacional Bocage e as Luzes do séc. XVIII pretende lançar o debate sobre os estudos do poeta sadino. Simultaneamente, encerra o programa de comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, iniciado há um ano, em colaboração com instituições culturais, académicas e universitárias, nacionais e internacionais.
O congresso foi admitido no plano de formação de professores, sendo que a participação, com um custo de cinco euros por docente, permite a frequência de um curso de 18 horas, que corresponde a 0,7 créditos no plano de formação.
Álvaro Arranja, Ana Margarida Chora e Daniel Pires serão oradores do congresso e os formadores do curso destinado a professores dos grupos: 110 (1.º ciclo do Ensino Básico), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 240 (Educação Visual e Tecnológica), 300 (Português), 310 (Latim e Grego), 400 (História), 410 (Filosofia e Psicologia) e 600 (Artes Visuais). Os interessados podem fazer aqui a sua inscrição.
O evento conta ainda com a participação de reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros da obra de Bocage e do Século das Luzes, nomeadamente Viriato Soromenho Marques, Carlos Fiolhais, Manuel Augusto Araújo, Mário Vieira de Carvalho e Maria Micaela Ramon, entre muitos outros.
«Bocage e o seu tempo, as artes e a sociedade», «A poesia de Bocage e estilos poéticos», «Bocage tradutor/traduzido», «Bocage e o mundo da língua portuguesa» e «O legado de Bocage» são as cinco grandes áreas temáticas nas quais se organizam as cerca de quarenta intervenções agendadas para os três dias do congresso.
Mais informações na página do congresso no Facebook.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui