Os cidadãos sírios acorreram este domingo às urnas para renovar a Assembleia do Povo – o parlamento sírio – sob medidas de segurança destinadas a evitar contágios pela Covid-19.
As mais de 7500 assembleias eleitorais espalhadas pelo país começaram a receber o voto dos cidadãos a partir das 7h (hora local) e previa-se que encerrassem às 19h. Porém, segundo a agência Sana, devido à afluência verificada a votação foi estendida até às 23h.
As eleições decorram pacificamente e sem incidentes, segundo declarações prestadas à mesma agência pelo juiz Mukhleis Qayssiya, em nome da Alta Comissão Judicial que supervisiona o escrutínio.
Os 250 lugares em disputa estão a ser disputados por cerca de 1700 candidatos dos quais 200 são mulheres – um número superior ao das anteriores eleições, realizadas em 2016, segundo a Telesur. Nesse ano as forças políticas que apoiam o presidente Bashar al-Assad obtiveram a maioria parlamentar, com cerca de 200 lugares.
Meios de informação locais e internacionais divulgaram fotografias do acto eleitoral em que se podem ver os membros das mesas e os eleitores a usarem máscaras e equipas de apoio a distribuírem desinfectantes à entrada das assembleias de voto.
As eleições, segundo a Telesur, deveriam ter-se realizado em Abril passado mas tiveram de ser adiadas duas vezes devido à pandemia do novo coronavírus, ficando finalmente marcadas para 19 de Julho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui