|literatura

O Movimento Associativo Militar em livro

A obra emerge da tese de mestrado do major-general Jorge Aires, que teve como arguente a professora Helena Carreiras, e será apresentada na próxima quinta-feira, às 17h30, em Lisboa.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

No âmbito de um movimento associativo de militares e ex-militares que conta com dezenas de organizações com propósito muito diverso, o autor investigou, em particular, a Associação dos Militares na Reserva e Reforma (ASMIR), a Associação Nacional de Sargentos (ANS), a Associação de Praças (AP), e a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA).

Na sua obra Militares e Associativismo: Contributos para umas Forças Armadas deste século, o major-general Jorge Aires revisita os cerca de 40 anos de actividade destas associações, desde o processo da sua legalização até à actualidade, onde sobressai a acção colectiva do movimento associativo na defesa dos interesses e direitos dos militares.

No prefácio, o general Luís Araújo (ex-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas) sublinha: «Da leitura desta obra, sobressai de imediato, a sua importância, utilidade e oportunidade. Importância e utilidade por plasmar em documento o enorme e louvável esforço do Autor na procura, análise e sistematização da relação entre Políticos e Militares desde 1982, ano da publicação da Lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas, até Julho de 2021 data em que apresentou a sua tese de dissertação, constituindo um registo histórico de elevado valor para todos os que se dediquem a esta temática.»

O livro será apresentado pelo coronel Luís Alves Fraga, nas instalações do Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA), na Rua de S. José. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui