«Parecem castelos, mas são apenas "construções" de carne e osso», refere a Câmara Municipal de Évora num comunicado, onde revela que as famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença da delegação do Governo da Catalunha em Portugal para celebrar a 23 de Abril, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi.
Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas da Catalunha e vai estar em Évora pela mão dos Castellers de Vilafranca. Com 75 anos de existência, são a principal instituição cultural e desportiva catalã de construção de torres humanas, estando regularmente classificados em primeiro lugar no campeonato desta tradição.
Este sábado, segundo dia da iniciativa Desafio pela Saúde, os Castellers de Vilafranca, num total de 150 pessoas, vão subir ao tabuleiro da Praça do Giraldo, a partir das 17h. «A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e às cidades por onde vamos estar (Évora, Lisboa e Elvas)», afirma Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, citado na nota.
A presença da delegação catalã em Évora está associada também à realização da Feira do Livro da cidade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui