Aprender de forma divertida conceitos ligados à Constituição da República de 1976, como democracia, liberdade, igualdade, respeito ou diversidade, é o objectivo deste jogo de tabuleiro, concebido em parceria com a Assembleia da República.
A ideia de criar um recurso para aumentar o conhecimento dos mais jovens sobre a lei fundamental do País partiu da Beira Serra, na Covilhã, e envolveu sete agrupamentos de escolas da Cova da Beira, 24 professores e 585 crianças, a par de outras entidades.
Apesar do intervalo de idades definido (8-12 anos), a associação salienta que todos podem participar neste jogo «muito democrático», no qual são abordados, entre outros, temas relacionados com os direitos que a Constituição consagra, como a saúde e a educação.
O Jogo da Constituição já está à venda na Livraria Parlamentar e, segundo a Beira Serra, chegará em breve a outras lojas, devendo ser também um recurso utilizado por professores e educadores.
A apresentação oficial decorre hoje a partir das 11h, na Assembleia da República, na presença de Augusto Santos Silva e do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó. Fruto da Revolução de Abril, a Constituição da República celebra 50 anos em 2026.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui