Maclet de Shakespeare – Peça Coral é o resultado de uma colagem de fragmentos de Macbeth e Hamlet criada pela companhia Teatro Art'Imagem. A dramaturgia parte das famosas personagens criadas por Shakespeare – Macbeth: louco assassino embriagado pelo poder; e Hamlet: homem justo e capaz de ação mas incapaz de agir sem evidência ou prova. Maclet será, segundo o encenador, um «santo poeta capaz de matar, sensível e cruel»
Assim nasce este «monólogo coral», construído na íntegra com palavras de Shakespeare. Trata-se de uma «elocução do que diz Maclet mas também do que, por alucinação ou escuta, Maclet ouve dizer: ao espectro-rei-morto seu pai, ao homicida seu tio-rei-posto, a augúrios, à voz ocasional que lhe anuncia a morte».
Assumindo um processo de criação que procura homenagear o teatro dos polacos Jerzy Grotowski e Ryszard Cieślak, José Abreu Fonseca justifica a opção por um teatro capaz de congregar todas as artes mas que tem na sua essência a interpretação: «às múltiplas exuberâncias e efeitos preferimos a ousadia da significação através do desempenho – e questionar o mundo e a vida e a morte com os instrumentos naturais da atuação».
Estreado em Maio de 2019, o espectáculo é uma produção do Teatro Art'Imagem com a colaboração do Teatro do Morcego Laboratório Oficina. Conta com as interpretações em palco de Carlos Martins, Flávio Hamilton e Pedro Carvalho.
A apresentação em Coimbra tem lugar a 26 de Setembro, quinta-feira, pelas 21h30. Os bilhetes têm o preço único de 5 euros e podem ser comprados na ticketline ou reservados antecipadamente pelos contactos habituais do Teatro da Cerca de São Bernardo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui