A manifestação, que parte ao meio-dia dos cinemas Golem Bayona, na capital navarra, constitui uma resposta colectiva dos trabalhadores da indústria à «situação de incerteza» e de «desmantelamento» que ameaça o sector.
Numa conferência de imprensa à entrada da BSH, em Eskirotz, membros de sete comités, que representam cerca de 8000 trabalhadores da indústria em Navarra, destacaram a necessidade de defender o tecido industrial na região e de dar uma resposta conjunta «ao ataque aos nossos postos de trabalho».
Em seu entender, esta resposta não se deve restringir ao âmbito das empresas, na medida em que «os ataques atingem toda a sociedade navarra» e, nesse sentido, os representantes dos trabalhadores apelaram à participação de todos na manifestação do próximo domingo.
Estiveram na conferência de imprensa representantes dos comités de empresa na BSH (Ezkirotz), Nano Automotive (Tudela), Siemens Gamesa, Sunsundegui (Altsasu), Tasubinsa, Tenerías Omega (Villatuerta) e Volkswagen Navarra.
Ali, insistiram que, sob o lema «Todos juntos, defendamos o futuro da indústria navarra!», a mobilização visa chamar a atenção, de forma unitária, para uma situação grave, que afecta milhares de postos de trabalho e põe em causa o futuro económico da região, bem como exigir medidas que o garantam.
Trata-se, em seu entender, de passar uma mensagem de unidade e resistência face às «ameaças de precarização do emprego e de deslocalização de indústrias-chave para a região».
Entretanto, o sindicato LAB comunicou a sua adesão à mobilização, para a qual pediu uma «participação massiva», sublinhando a importância de defender o tecido industrial navarro e os postos de trabalho que garante.
É preciso deixar claro às transnacionais, que buscam mais lucros com a precarização e a deslocalização, que têm uma dívida para com Navarra, afirmou a estrutura sindical, frisando que as instituições públicas se devem dotar das ferramentas para defender o tecido industrial na região.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui