|Polícia

A ASPP assinala os 36 anos dos “secos e molhados”

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) celebra no dia 22 de Abril, cerca das 16h, no auditório do COMETLIS, o 36º aniversário do episódio dos “Secos e Molhados”.

A 21 de abril de 1989, os canhões de água da PSP foram usados pela primeira e última vez contra agentes da PSP em protesto, pela liberdade sindical e pela melhoria das suas condições laborais. A manifestação ficou conhecida por Secos e Molhados. 
A 21 de abril de 1989, os canhões de água da PSP foram usados pela primeira e última vez contra... agentes da PSP em protesto, pela liberdade sindical e pela melhoria das suas condições laborais. A manifestação ficou conhecida por "Secos e Molhados". Créditos

A ASPP recorda «a manifestação de polícias reprimida por polícias em Abril de 1989», quando um conjunto de polícias se disponibilizou «para enfrentar uma luta difícil, com a consciência dessa necessidade e cientes das dificuldades que iriam enfrentar», considerando que, apesar da Revolução de Abril, a PSP ainda se encontrava «refém de uma cultura hostil aos valores dessa mesma liberdade e da participação activa dos polícias na sociedade».

Este ano, a ASPP realiza esta celebração com base na apresentação do podcast A Revolução Azul, do jornalista Celso Paiva, um trabalho jornalístico que conta a história dos “Secos e Molhados”.

Esta comemoração, realiza-se após a Assembleia Geral Ordinária da ASPP, que terá lugar no mesmo dia, 22 de Abril, às 14h30, e no mesmo local - o auditório do COMETLIS (Comando Metropolitano de Lisboa da PSP).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui