Este vasto conjunto de iniciativas comemorativas da Revolução de Abril, promovido maioritariamente por autarquias locais e estruturas do movimento associativo, teve uma forte participação popular, demonstrando que o espírito do 25 de Abril continua bem enraizado na sociedade portuguesa.
Mais do que evocar o passado, as comemorações do 25 de Abril evidenciam a motivação popular em tratar do presente e do futuro de Portugal, mas também a sua determinação em confrontar todos os que se opõem aos valores e conquistas da Revolução, que a Constituição da República consagra.
Em Lisboa, milhares de pessoas responderam ao apelo para celebrar a democracia na rua e encheram a Avenida da Liberdade para o tradicional desfile comemorativo da Revolução de 1974. Pelas ruas ecoaram palavras de ordem, como «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!» e «O povo unido jamais será vencido», entre muitas bandeiras de Portugal, partidos políticos, organizações sindicais e movimentos cívicos, e também da Palestina.
Além de recordar aquela madrugada libertadora e o processo que se lhe seguiu, comemorar Abril significa combater retrocessos e tentativas de regresso ao passado, enfrentando forças e projectos reaccionários, defendendo assim as conquistas da Revolução.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui