Exército sírio liberta mais de um terço de Alepo Oriental

Mais de 3000 civis conseguiram escapar, nas últimas 24 horas, da zona oriental de Alepo. O Centro Russo para a Reconciliação na Síria informou ainda que cerca de 40% da cidade sob controlo dos militantes takfiris foi libertada.

Bairro em Alepo Oriental
Créditos / PressTV

No 14.º dia da mais recente ofensiva para libertar Alepo dos terroristas apoiados por várias nações estrangeiras, forças do Exército Árabe Sírio conseguiram assumir o controlo de 12 bairros na zona oriental da cidade – aproximadamente 40% do território que até aqui estava em poder dos militantes da Al-Nusra e outras forças terroristas aparentadas.

Entre os bairros recentemente reconquistados encontram-se al-Sakhour, al-Haydariya, Sheikh Kodr e Masaken Hanano, o maior dos bairros de Alepo Oriental. Nas últimas 24 horas, conseguiram escapar desta zona da cidade, através de corredores humanitários, mais de 3179 civis, incluindo 1519 crianças, referiu, hoje, o Centro Russo para a Reconciliação na Síria.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos – com sede em Londres e que se opõe ao Governo sírio – confirmou os mais recentes desenvolvimentos da situação no terreno, tendo afirmado que se trata «da maior derrota para a oposição em Alepo desde 2012», refere a PressTV.

Também a agência noticiosa SANA e o diário sírio Al-Watan, próximo do Governo, confirmam os grandes avanços em Alepo Oriental das forças que combatem o terrorismo na Síria.

Ajuda humanitária

Os civis que conseguiram chegar a zonas seguras estão a receber tratamento médico e comida em acampamentos de emergência, onde foram instaladas cozinhas para distribuir refeições quentes, informa a RT. A mesma fonte refere que mais de cem militantes jihadistas abandonaram as armas e saíram da zona oriental de Alepo através dos corredores especiais.

A suspensão dos ataques aéreos, a prestação de ajuda humanitária e a criação destes corredores fazem parte de um esforço conjunto das forças sírias e russas para minimizar o sofrimento dos muitos milhares de civis ainda retidos pelos terroristas em Alepo Oriental.

A evacuação dos civis tem sido, no entanto, dificultada pelos ataques dos militantes jihadistas contra os corredores humanitários.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui