Trabalhadores e sindicato consideram uma vitória

Mineiros da Panasqueira com aumentos salariais

A administração das minas da Panasqueira aumenta salários em 2,5% depois dos trabalhadores marcarem acções de protesto.

Mineiros da Panasqueira conseguem acordo salarial com empresa
Créditos

Após os trabalhadores das Minas da Panasqueira terem aprovado medidas de luta, a administração dispôs-se a negociar. Em poucas horas foi alcançado acordo salarial, contemplando uma actualização de 2,5 %, com efeitos desde Janeiro deste ano, informou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).

O sindicato afirma, em comunicado, que a disponibilidade dos trabalhadores para a luta foi decisiva para ultrapassar a intransigência que a administração demonstrou, quer nas negociações directas com o STIM, quer nas reuniões intermediadas pelo Ministério do Trabalho.

Os representantes da administração da Sojitz Beralt Tin and Wolfram (Portugal), que no final de 2015 foi adquirida pelo grupo canadiano Almonty (que já detivera esta posição entre 2005 e 2008),  vinham afirmando que só estariam disponíveis para o diálogo com os trabalhadores e o sindicato no final de Junho ou início de Julho. A decisão de acções de protesto por parte dos trabalhadores precipitou a decisão.

As Minas da Panasqueira são a única exploração de extração de volfrâmio a laborar em Portugal, que dá emprego essencialmente a pessoas dos concelhos da Covilhã e Fundão no distrito de Castelo Branco, e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui