Tribunas públicas em Lisboa e no Porto para recolher contributos e expor reivindicações

Reformados sensibilizam para a luta

Os reformados e pensionistas da Inter-Reformados/CGTP-IN vão realizar esta terça-feira, em Lisboa, e na quarta-feira, 24, no Porto, duas tribunas públicas para dar a conhecer as suas reivindicações e sensibilizar os mais idosos para a luta. 

Reformados e pensionistas lutam por uma vida melhor e uma reforma digna
CréditosJoão Relvas / Agência Lusa

Ambas as iniciativas estão marcadas para as 15h. Em Lisboa, a acção realiza-se amanhã na Praça Paiva Couceiro. No Porto, será junto à Estação de São Bento que os reformados e pensionistas da «Inter» darão a conhecer as suas reivindicações.

O objectivo, diz-se no cartaz das iniciativas, é o de conseguir uma «vida melhor» e uma «reforma digna». Para tal defendem um conjunto de pressupostos, a começar pela reposição da idade legal da reforma aos 65 anos e o aumento geral de todas as pensões de reforma. 

Numa altura em que o Governo discute com os parceiros sociais um novo enquadramento para as reformas antecipadas, que prevê benefícios para as longas carreiras contributivas, os reformados reivindicam o direito à reforma antecipada voluntária por parte de todos os trabalhadores com 40 ou mais anos de descontos, sem penalizações. 

No campo da Saúde, exigem a eliminação das taxas moderadoras e o aumento da comparticipação nos medicamentos, a par do reforço e salvaguarda do Serviço Nacional de Saúde, bem como do sistema de Segurança Social. 

A concessão ou reposição do desconto de 50% em transportes públicos, sem limitação de horários, é mais uma reivindicação destes reformados e pensionistas que esperam, com as iniciativas desta semana, sensibilizar a população para «a luta mais geral» que se avizinha.

No próximo dia 3 de Junho, a CGTP-IN promove o Dia Nacional de Luta com manifestações em Lisboa e no Porto.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui