O músico faleceu hoje, em sua casa, em Lisboa, de acordo com a Blitz. Foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés, no final de 1978, e era um dos três integrantes que se mantinham da formação inicial da banda, com o baterista Kalú e o baixista Tim.
Integrou ainda outros grupos com alguns dos músicos mais destacados do rock português, como os Palma's Gang, na década de 90, e, já neste século, os Maduros e os Ladrões do Tempo.
Nos Xutos, uma das mais populares e duradouras bandas nacionais, participou nos 13 álbuns de originais, o último dos quais Puro, em 2014. O último concerto, há menos de um mês, foi no encerramento da tour de 2017, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A par da sua obra nos Xutos & Pontapés e nos supergrupos que integrou, gravou várias versões de músicas de outros artistas, como na compilação Filhos da Madrugada, com temas de Zeca Afonso, editado em Abril de 1994 – aquando do vigésimo aniversário da Revolução de Abril.
Uma das suas composições nos Xutos e das poucas músicas em que Zé Pedro assumiu a voz é «Submissão», single de 1989. «Pensei nesta canção numa viagem de autocarro e escrevi a letra muito rápido, seguindo um pouco a temática do "Mannish Boy", do Muddy Waters. O riff veio do "Submission", dos Sex Pistols», disse à Blitz, em 2014.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui