A Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN) explica, através de comunicado, que a reivindicação central neste processo foram os aumentos dos salários-base, que serão de 4,7%, acrescidos de 30 euros, nos salários inferiores a 1500 euros, ou de 20 euros, nos salários entre 1500 e 2000 euros. «Será também de 4,7% o aumento nas cláusulas com expressão pecuniária», lê-se na nota, com a estrutura sindical a assumir que a valorização da anuidade vai igualmente contribuir para a melhoria das condições de vida e a valorização dos trabalhadores.
Trabalho|
Por salários justos, a luta continua na ADP Fertilizantes
Os trabalhadores da ADP Fertilizantes cumpriram o segundo dia de greve, na quinta-feira, e aprovaram a continuidade da luta por aumentos salariais justos, que contribuam para recuperar o poder de compra.

A recuperação do poder de compra perdido e a valorização dos salários (na sua grande maioria abaixo do salário médio nacional, 1463 euros) «são os principais objectivos da proposta reivindicativa aprovada pelos trabalhadores», revela no seu portal a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN).
Em plenário realizado dia 12, os trabalhadores decidiram concretizar a greve desta quinta-feira, e confirmar as que haviam sido decididas, no final de Maio, para as semanas que se avizinham (20 e 27 de Junho e 4 e 11 de Julho), até que a administração vá ao encontro dos valores reivindicados.
O primeiro dia de greve (de duas horas por turno) em seis semanas consecutivas teve lugar a 6 de Junho. No dia anterior, numa reunião com a comissão negociadora da Fiequimetal (SITE CSRA e SITE Sul), «a administração não deu o passo que faltava para chegar a acordo: mais 40 euros nos salários abaixo de 2000 euros», informa a federação sindical.
«Apesar da pressão e das várias manobras de desinformação, por parte da gestão, os trabalhadores deram uma resposta de unidade e de força nesse primeiro dia de greve, com uma grande participação», sublinha.
«Ficou a faltar o mais importante»
A 23 de Maio último, a administração comunicou que mantinha a sua posição (4,7% de aumento salarial anual), rejeitando as reivindicações de aumentos de 8%, ou mais 40 euros, nos salários abaixo de 2000 euros, e de retribuição do trabalho por turnos pela tabela 9B.
Entretanto, este último ponto já foi aceite pela administração, «mas ficou a faltar o mais importante», indica a Fiequimetal, cujos sindicatos lembram «os bons resultados» da empresa, nos últimos anos, e «os lucros extraordinários» alcançados em 2021 e 2022.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aquiA revisão do Acordo de Empresa da ADP Fertilizantes foi formalizada no passado dia 25 de Julho, sendo que os acordos alcançados com comissão negociadora da Fiequimetal beneficiam todos os trabalhadores.
A Fiequimetal e os sindicatos (SITE CSRA e SITE Sul) saúdam a luta de todos aqueles que estiveram envolvidos neste processo e contribuíram para o desfecho positivo de melhoria da remuneração dos trabalhadores da ADP Fertilizantes, processo que tem seguimento após as férias, com a discussão da actualização do subsídio de turno.
«Este resultado constitui um ensinamento para os próximos passos da luta constante e persistente dos trabalhadores, por uma mais justa distribuição da riqueza criada pelo trabalho», considera a Federação.
Recorde-se que, em Junho último, os trabalhadores da ADP Fertilizantes realizaram dois dias de greve pela recuperação do poder de compra e a valorização dos salários. A acção de luta levou a empresa a retomar as negociações com os sindicatos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui