|negociação colectiva

APAPOL cede a reivindicações dos trabalhadores

Os trabalhadores da APAPOL – Aliança Panificadora de Algés, Paço de Arcos e Oeiras, Lda, no seguimento da convocação de acções de protesto, conseguiram que a empresa cedesse a todas as suas reivindicações, como a revisão e equiparação nas tabelas salariais dos trabalhadores da mesma categoria.

Créditos / Pixabay

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab/CGTP-IN) informa, numa nota enviada às redacções, que «negociou durante toda esta semana as questões reivindicativas dos trabalhadores» e a empresa «cedeu por completo a todas as questões levantadas».

De acordo com os resultados da negociação, o sindicato acordou suspender as acções de protesto já marcadas para este sábado e para 7 de Outubro, mantendo o pré-aviso de greve para os restantes sábados – até 30 de Dezembro de 2017 – «de modo  a que a empresa cumpra na integra com todas as exigências financeiras e condições de trabalho acordadas».

No processo negocial foi conseguido que a empresa «assumisse o pagamento do subsídio de assiduidade a todos os trabalhadores, em 14 meses com retroactivos a Janeiro de 2017», num contexto em que, anteriormente, pagava «apenas a comerciais e em 10 meses».

A nota informa que foi também acordada a revisão e equiparação de todos os trabalhadores da mesma categoria nas tabelas salariais, no sentido de cumprimento do princípio de «trabalho igual/salário igual». O sindicato acrescenta que foi ainda conseguido que os trabalhadores tivessem obrigatoriedade de folga ao sábado e domingo.

Anteriormente, os trabalhadores tinham que distribuir as 40 horas semanais de segunda a sábado e o Sintab reivindicou a distribuição das horas de trabalho de segunda a sexta-feira, o que é uma melhoria relativamente ao contrato colectivo de trabalho da Pastelaria.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui