A área da construção civil é um exemplo

A recorrência dos acidentes de trabalho

Mais um acidente de trabalho grave na construção civil que deixou trabalhadores feridos. Este é o terceiro em três semanas.

Mais um acidente na contrução civil deixou trabalhadores feridos em Santa Maria da Feira
Créditos / CC0 Public Domain

Ocorreu mais um acidente de trabalho na construção civil, numa obra em São Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, que provocou quatro feridos graves e um ligeiro. Sabe-se que terá caído uma estrutura em cima dos trabalhadores, nomeadamente uma placa de betão, que estaria a cerca de dez metros de altura.

Apesar da construção civil ser um sector que ainda não recuperou da quebra dos últimos anos, com elevados níveis de desemprego, os acidentes de trabalho graves estão a suceder-se – este é o terceiro acidente de trabalho em três semanas, os dois primeiros com vítimas mortais.

A CGTP-IN, em comunicado, «lamenta profundamente mais este trágico acidente, ao mesmo tempo que reitera a sua convicção de que os acidentes de trabalho não são inevitabilidades, têm sempre causas e culpados, e resultam directamente do incumprimento de regras de segurança e da não adopção das necessárias medidas de protecção dos trabalhadores.»

Segundo a central sindical, a precariedade laboral afecta todos os sectores, e em particular a construção civil, influenciando a recorrência de acidentes graves. Verifica-se um grande aumento do número de trabalhadores sem qualificações, aos quais não é dada a formação necessária, nomeadamente em matéria de prevenção dos riscos profissionais.

Para a CGTP-IN, a redução dos acidentes de trabalho passa em primeiro lugar pelo investimento na prevenção dos riscos profissionais e pela promoção da segurança e da saúde no trabalho.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui