O acordo foi negociado entre o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) e a Algar, empresa que recolhe e trata os resíduos sólidos no distrito do Algarve.
Segundo um comunicado do SITE Sul, com este acordo todos os trabalhadores com salários até 1036 euros alcançam um aumento salarial de 20 euros, com retroactivos a Julho de 2018, sendo que os restantes salários acima recebem um aumento de 1%.
Além disso, foi garantido o pagamento do subsídio de turno com os retroactivos referentes ao 14 meses de 2017 e que a empresa se comprometeu a melhorar as condições de segurança e saúde no trabalho com obras nos balneários, reparação do ar condicionado, limpeza e desinfecção das cabines de triagem e melhoria dos equipamentos de protecção individual.
De acordo com o SITE Sul, anteriormente a administração tinha-se demonstrado intransigente nestas matérias mas acabou por recuar, depois da unidade e mobilização organizada dos trabalhadores com o sindicato.
A Algar pertence ao grupo Mota-Engil, desde a privatização da Empresa Geral de Fomento, hoje Environmental Global Facilities, que é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos urbanos em grande parte do País.
Outras reivindicações dos trabalhadores, como a reposição do valor do trabalho suplementar praticado em 2012, a criação do subsídio de insalubridade e a progressão e a qualificação das carreiras profissionais continuam em negociação, acrescenta o SITE Sul.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui