Trabalhadores da Panrico persistem na greve ao feriado

Na Panrico os trabalhadores fazem mais uma greve ao feriado com concentração. Exigem que os feriados voltem a ser pagos a 200%, como consagra o Contrato Colectivo de Trabalho.

Trabalhadores mantêm luta contra trabalho nos feriados
Créditos Sintab

Os trabalhadores da Panrico realizaram hoje uma concentração à porta desta empresa do sector de alimentação, em Mem Martins, com mais uma greve que segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab), teve uma adesão de 90%. Protestam contra a administração pelo desrespeito pelo Contrato Colectivo de Trabalho, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento dos feriados.

Os trabalhadores estão em greve aos feriados há três anos, altura em que o trabalho ao feriado deixou de ser pago a 200% e passou a ser remunerado apenas a 50%, por decisão unilateral da empresa espanhola. Vão manter a greve até ao final de 2016, reclamando que volte a ser cumprido o Contrato Colectivo de Trabalho para o sector da pastelaria, assinado entre o Sintab e a associação patronal Ancipa, reivindicando assim que voltem a ser pagos a 200%.

Esteve presente na acção a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), que detectaram situações que já haviam sido denunciadas pelos manifestantes – a substituição de trabalhadores grevistas por trabalhadores temporários. 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui