«Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, Ana Hatherly contrariou as recomendações para que "os habitantes de Lisboa se conservassem nas suas casas" e, como tantas pessoas, saiu à rua e fotografou o pulsar, a surpresa, a alegria, a celebração da liberdade», afirma o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade no seu portal.
A mostra de registos fotográficos da autora, que será inaugurada dia 20 de Abril, pelas 16h, continuará em exibição no Piso 0, sendo o resultado de uma parceria entre o Museu do Aljube e o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico.
Artista plástica, realizadora, tradutora, escritora, Ana Hatherly (Porto, 1929 – Lisboa, 2015) possui vasta obra publicada, e encontra-se representada, nomeadamente, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Licenciada em Filologia Germânica (Universidade Clássica de Lisboa), diplomada em técnicas cinematográficas (International London Film School) e doutorada em Estudos Hispânicos do Século de Ouro (Universidade da Califórnia, Berkeley), foi professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui