|fotografia

«A Artista saiu à rua»: fotografia de Ana Hatherly no Museu do Aljube

A exposição de registos fotográficos da artista feitos na manhã do dia 25 de Abril de 1974 é inaugurada no próximo dia 20, ficando patente ao público até ao fim do ano.

Lisboa, 25 de Abril de 1974 
CréditosAna Hatherly / Arquivo Municipal de Lisboa

«Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, Ana Hatherly contrariou as recomendações para que "os habitantes de Lisboa se conservassem nas suas casas" e, como tantas pessoas, saiu à rua e fotografou o pulsar, a surpresa, a alegria, a celebração da liberdade», afirma o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade no seu portal.

A mostra de registos fotográficos da autora, que será inaugurada dia 20 de Abril, pelas 16h, continuará em exibição no Piso 0, sendo o resultado de uma parceria entre o Museu do Aljube e o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico.

Artista plástica, realizadora, tradutora, escritora, Ana Hatherly (Porto, 1929 – Lisboa, 2015) possui vasta obra publicada, e encontra-se representada, nomeadamente, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Licenciada em Filologia Germânica (Universidade Clássica de Lisboa), diplomada em técnicas cinematográficas (International London Film School) e doutorada em Estudos Hispânicos do Século de Ouro (Universidade da Califórnia, Berkeley), foi professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui