|Zeca Afonso

Câmara de Setúbal assinala 90.º aniversário de Zeca Afonso

Arranca esta sexta-feira o programa que assinala o nascimento do cantautor e poeta. A exposição Por Terras de Zeca, um concerto e a apresentação de dois CD inéditos são algumas iniciativas em destaque. 

Zeca Afonso
Zeca Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929Créditos / Antena Miróbriga

Inserida nas comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, que a Câmara Municipal de Setúbal promove, a exposição Por Terras de Zeca, com trabalhos do ilustrador Pedro Sousa Pereira, tem inauguração marcada para amanhã, às 18h, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, onde ficará patente até ao próximo dia 28. 
 
Meia hora mais tarde, será feita a apresentação de José Afonso ao vivo, um conjunto composto por um livro de Adelino Gomes, um vinil e dois CD com concertos inéditos de Zeca Afonso, realizados a 4 de Maio de 1968, no Teatro Avenida, em Coimbra, e a 23 de Fevereiro de 1980, no Salão da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, Viana do Castelo.
 
Também amanhã, pelas 21h30, estreia no Fórum Municipal Luísa Todi um espectáculo musical de homenagem a Zeca Afonso com algumas das suas mais conhecidas composições, como «Verdes são os campos, «Que amor não me engana», «Índios da Meia Praia» e «Venham mais cinco, revestidas de novos arranjos, aliadas a temas originais e a composições menos conhecidas do público, como «Papuça», «Lá no Xepangara» e «Ali está o rio». 

Os temas são interpretados por Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Anadon e João Afonso, acompanhados por Davide Zaccaria, na guitarra acústica e no violoncelo, Armindo Neves, na guitarra eléctrica, Pedro Batalha, no baixo, e André Sousa Machado, na bateria.
 
O programa comemorativo do 90.º aniversário do nascimento de José Afonso prossegue no sábado, 13, às 15h, na Casa da Cultura, com um workshop de ilustração conduzido por Pedro Sousa Pereira, no âmbito da exposição Por Terras de Zeca.
 
A iniciativa pretende dar a conhecer a vida de José Afonso através da obra do ilustrador, bem como os valores que marcaram a história da liberdade em Portugal.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui