O lançamento deste livro de memórias com o título de capa «Ser Careto Rumo à UNESCO» integra-se nas celebrações do quinto aniversário do reconhecimento dos Caretos de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que aconteceu a 12 de Dezembro de 2019.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação dos Caretos de Podence e autor da obra disse que neste livro está retratado aquilo que foi a história e as peripécias dos Caretos ao longo de três décadas até receber a distinção da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, reunindo o testemunho de muita gente ligada às tradições dos rituais de Inverno e do Carnaval. Segundo o responsável há mais de 100 fatos de Careto na aldeia de Podence, o que vem demonstrar a vitalidade de uma tradição que esteve à beira da extinção e que tem vindo a ser revitalizada, tornando-se num símbolo cultural de Trás-os-Montes e Alto Douro.
«O reconhecimento dos caretos e do Entrudo Chocalheiro pela UNESCO trouxe à aldeia de Podence uma afirmação cultural a nível nacional e internacional e que está plasmada neste livro de histórias e testemunhos», vincou o dirigente associativo.
Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial pela UNESCO em 12 de Dezembro de 2019, na Assembleia-Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorreu em Bogotá, na Colômbia.
Os festejos do Entrudo Chocalheiro em Podence vão acontecer entre 1 e 4 de Março de 2025.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui