|Património

Caretos de Podence já são Património da Humanidade

A decisão foi anunciada esta quinta-feira na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da UNESCO, que decorre até sábado em Bogotá, na Colômbia.

 Os Caretos de Podence são conhecidos pelas manifestações ruidosas
Créditos / Tito Alfredo/Flickr

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados «Bonecos de Estremoz».

As «Festas de Inverno Carnaval de Podence» foram a única candidatura seleccionada para representar Portugal nesta que é a XIV reunião do Comité Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Os Caretos de Podence, ontem declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser «Entrudo Chocalheiro», sendo apontado como «o mais genuíno carnaval português», sem samba, ao ritmo da tradição.

Durante quatro dias, as ruidosas manifestações dos Caretos atraem à aldeia de Podence, com cerca de 180 habitantes, milhares de curiosos portugueses e estrangeiros.

Os Caretos de Podence são dos mais mediáticos da região e já inspiraram vários documentários sobre estas festas, o mais antigo dos quais de 1976, da autoria de Noémia Delgado, com o título Máscaras.

Apenas alguns dias antes do início da reunião do comité da UNESCO, na Colômbia, a banda portuguesa Quinta do Bill divulgou uma canção que criou para os Caretos de Podence e que serve de hino na caminhada para Património da Humanidade.

«Olhem os Caretos» é o título da canção com letra de Sebastião Antunes e oferecida aos tradicionais mascarados do concelho de Macedo de Cavaleiros e que mostra do que são capazes estes rapazes do «mistério de Podence», por detrás das máscaras.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui