Após o período de confinamento, a Casa da Arquitectura anunciou que retomará as suas actividades com a exposição «Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza», que tem curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moreno.
Os curadores seleccionaram oito projectos situados em Lisboa, Porto e Matosinhos, que estarão representados através de 97 imagens de Guido Guidi.
«Arquigrafias» oferece assim um «diálogo entre a obra fotográfica de Guido Guidi (Cesena, 1941) e a obra arquitectónica de Álvaro Siza (Matosinhos, 1933) e constitui um encontro singular entre duas figuras ímpares nos seus respectivos campos de trabalho», refere a Casa da Arquitectura, em comunicado.
A 8 de Maio, será inaugurada a exposição «Radar Veneza: Arquitectos Portugueses na Bienal de 1975-2021». A mostra propõe uma viagem reflexiva sobre a participação portuguesa ao longo dos 46 anos de representação nacional em Veneza, desde 1975 até à actualidade.
Com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia, a próxima exposição da Casa da Arquitectura ficará patente na Nave Central até 10 de Outubro, de acordo com a informação disponibilizada.
A Direcção-Geral das Artes depositou na Casa da Arquitectura o acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitectura de Veneza e é sobre esse espólio que a exposição é trabalhada, reunindo projectos de «alguns dos nomes mais considerados» na arquitectura portuguesa, esclarece a instituição.
A exposição «Radar Veneza» contará com um programa paralelo no âmbito do qual será também lançado o catálogo homónimo, com ensaios de Joaquim Moreno, Alexandra Areia e Léa-Catherine Szacka (arquitecta, crítica e especialista na Bienal de Veneza).
Trata-se de um volume de 336 páginas, com 31 entrevistas transcritas aos protagonistas das participações portuguesas na Bienal entre 1975 e 2021.
O catálogo «Radar Veneza: Arquitectos Portugueses na Bienal 1975-2021» é uma edição Colophon, co-editada e produzida pela Casa da Arquitectura e co-editada pela Direcção-Geral das Artes.
A Casa da Arquitectura, criada em 2007 em Matosinhos, é uma entidade sem fins lucrativos que visa a divulgação nacional e internacional da arquitectura junto da sociedade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui