Desta canção que apeteço

A Galeria do Inatel, em Évora, acolhe uma exposição da obra discográfica de Zeca Afonso, com trabalhos editados ao longo de mais de três décadas, entre os dias 3 de Fevereiro e 4 de Março.

Zeca Afonso
Créditos / Antena Miróbriga

«Desta canção que apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985» é uma exposição organizada pela Câmara de Évora e pela Associação José Afonso (AJA). Insere-se no âmbito dos 30 anos da associação e coincide com a evocação do 30.º aniversário do falecimento de Zeca Afonso, um dos maiores compositores e intérpretes da música de intervenção, que ocorreu a 23 de Fevereiro.

Da edição do primeiro registo fonográfico, em 1953, nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até ao último disco, em 1985, intitulado Galinhas do Mato, na exposição apresentam-se as capas de discos e os visitantes têm oportunidade ainda de ouvir temas de Zeca Afonso editados no estrangeiro, que não estão disponíveis no circuito comercial português.

Livros relacionados com a vida e obra do autor, como «A música tradicional na obra de José Afonso», de Mário Correia, e partituras de José Mário Branco, António Carrilho e Fernando Couceiro integram a mostra documental, a par de vários instrumentos musicais, fotografias e equipamentos, como um gira-discos, um gravador e o prémio «Disco de Ouro».

A exposição integra ainda um documentário realizado por Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas e de técnicos que trabalharam ao longo de vários anos com Zeca Afonso.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui