|Música

Está a chegar mais um SeixalJazz

A 19.ª edição do Festival Internacional SeixalJazz regressa entre os dias 18 e 27 de Outubro, com um cartaz de novos talentos e respeitados mestres do jazz.

 

 

André Rosinha apresenta-se a liderar uma formação de músicos com quem gravou o seu mais recente trabalho, «Pórtico»
Créditos / Câmara Municipal do Seixal

O Fórum Cultural do Seixal volta a acolher os sons do improviso já a partir do  dia 18, com o quarteto de Mark Guiliana, reconhecido baterista e compositor norte-americano, que já colaborou com Avishai Cohen, Brad Mehldau, David Bowie ou Matisyahu, entre outros.

No dia seguinte sobe ao palco seixalense o projeto em quinteto do baterista português José Salgueiro, Transporte Colectivo, constituído por João Paulo Esteves da Silva, ao piano, Guto Lucena, no saxofone e clarinete baixo, Cícero Lee, no contrabaixo, e Mário Delgado, na guitarra.

Aaron Parks Trio toca no dia 20 de Outubro. Num comunicado, a Câmara Municipal do Seixal, promotora do festival, refere que «o pianista de Seattle tem estado na linha da frente da exploração das fronteiras do jazz e chamou a atenção quando integrou a formação do veterano trompetista Terence Blanchard».

O trio do saxofonista e compositor Kuba Wiecek, «fortemente influenciado por Charlie Parker, John Coltrane, Sonny Rollins e Ornette Coleman», toca no dia 24. As composições de Wiecek são também marcadas pelas sonoridades pop e rock, designadamente por Brian Eno, Tom Waits, Bon Iver, Flying Lotus ou Kanye West. 


No penúltimo dia dos sons do improviso, será a vez do projecto conjunto do contrabaixista João Hasselberg e do guitarrista Pedro Branco, «explorando um universo formado por composições de ambos, fazem-se acompanhar de outros três músicos notáveis do panorama jazz e alternativo da música nacional, Afonso Cabral (voz), Afonso Pais (guitarra) e João Lencastre (bateria)».

A pianista Clara Bley, «uma das verdadeiras livre-pensadoras do jazz», admite a autarquia, encerra o festival com o seu mais recente álbum, Andando el Tiempo, com Andy Sheppard no saxofone e Steve Swallow no contrabaixo.

SeixalJazz Clube 

A edição 2018 do SeixalJazz Clube estreia-se num novo espaço da antiga corticeira Mundet: o Armazém 56 – Arte Sx, e decorre de 18 a 27 de Outubro. 

«Muitos anos depois da já longínqua primeira edição (aconteceu em 2001, nos antigos refeitórios da emblemática fábrica), é o recém-criado Armazém 56 a receber este evento onde se vive o ambiente de um clube de jazz e por onde já passaram inúmeras formações de músicos portugueses e estrangeiros», lê-se no comunicado da autarquia.

O SeixalJazz Clube funcionará entre as 22h e a 1h30, com as actuações dos grupos portugueses convidados a começarem às 23 horas. André Rosinha, os manos Bruno e André Santos, e Desidério Lázaro são alguns dos nomes que vão passar no Armazém 56. 

Na zona exterior funcionará um serviço de bar e há também espaço para uma zona de venda de CD e discos de vinil. A entrada é livre.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui