A organização revela num comunicado que o Grande Prémio Nacional continua a apostar em jovens cineastas cujo trabalho «promete vir a marcar o panorama do cinema nacional nos próximos anos».
No total serão 15 curtas portuguesas, a maior parte das quais em estreia mundial, que poderão ser vistas no festival espinhense.
No quadro das sessões especiais, a organização destaca a exibição de uma versão inédita de José e Pilar, o filme que levou Miguel Gonçalves Mendes à shortlist para os Óscares e que acompanha a vida do único Nobel da Literatura português e da sua esposa, Pilar del Río, enquanto este termina um dos seus livros.
Ainda no quadro do cinema nacional, a 15.ª edição do FEST integra um ciclo de filmes que assinalam as comemorações dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, escolhidos pelo realizador Gonçalo Almeida. Durante os dias do festival será possível assistir igualmente a debates, oficinas e estudos de caso orientados por realizadores e outros profissionais portugueses.
Comprometido com a sua missão enquanto espaço de divulgação para novos realizadores, o FEST integra ainda diversos filmes de escola. Desde logo, com a inclusão dos filmes que ao longo do ano foram criados nos workshops com os agrupamentos de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e Dr. Manuel Laranjeira, e a selecção de oito primeiras obras de alunos de escolas de Ensino Superior nacionais na competição NEXXT, passando pelas animações da secção infanto-juvenil do evento, FESTinha.
O programa final das secções não competitivas e competitivas pode ser consultado na página do FEST, assim como a lista de confirmações e conteúdos para a vertente profissional do evento (Training Ground e Pitching Forum).
Entre as novidades da 15.ª edição está ainda um ciclo de oficinas, debates e conferências dedicadas a pensar o lugar da realização no cinema (Director's Hub), que contam com a participação de nomes consagrados da cinematografia nacional. Um painel sobre a portuguese new wave e um estudo de caso do filme A Árvore, de André Gil Mata, são alguns dos conteúdos anunciados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui