|exposição

Exposição sobre os 45 anos de carreira de João Duarte

A exposição Objetos, Delicados da Memória, na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, homenageia os 45 anos de carreira de João Duarte, enquanto autor de escultura, medalhística e numismática.

A obra do escultor João Duarte, intitulada Cais de Jorna, está instalada em Vila Franca de Xira, junto ao cais. Os lavradores, ou os seus capatazes, vinham em barcos e ali contratavam uma boa parte da mão-de-obra para os campos da Lezíria ou para as fábricas do concelho. 
Créditos / Museu de Vila Franca de Xira

A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, será inaugurada a 1 de Abril e ficará patente até 3 de Junho. A exposição conta com 22 esculturas feitas em diversos materiais – bronze, terracota, acrílico, mármore, gesso patinado, madeira, ferro ou fio de algodão –, 15 colagens, 24 troféus, 100 medalhas e 15 moedas comemorativas.

|

Arquivo Fotográfico de Américo Ribeiro aberto ao público

Cerca de dez mil fotografias, algumas inéditas, da história do século XX da cidade de Setúbal, pertencentes ao espólio do fotógrafo setubalense, vão passar a estar disponíveis para livre consulta.

Créditos / Arquivo fotográfico Américo Ribeiro

O Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro é composto por mais de 142 mil imagens captadas pelo fotógrafo ao longo dos seus 70 anos de actividade. Estes documentos representam, de acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, «um dos mais importantes repositórios da memória da história moderna de Setúbal e testemunha alguns dos momentos mais marcantes no concelho ao longo do século XX».

Entre «imagens de paisagens e do património setubalense, de inaugurações e de eventos desportivos e culturais», a parte mais significativa do acervo de Américo Ribeiro é constituída pelos registos da «vida quotidiana da população local, nos mais variados cenários e em convívios familiares».

Esta iniciativa permitirá o acesso gratuito deste material à população do concelho e a todos os interessados, «para o estudo e análise da história da cidade de Setúbal».

Os esforços para digitalizar o arquivo, que actualmente está instalado na Casa Bocage, têm já alguns anos, tendo os resultados vindo a ser registados na «plataforma X-Arq, a qual reúne um conjunto de documentação e imagens do Arquivo Municipal de Setúbal». A colecção terá acesso através do site do município.

As dez mil fotografias vão estar disponíveis a partir de 19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia. A utilização das mesmas, para fins privados, publicitários ou comerciais, continuará a implicar custos.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Licenciado em Artes Plásticas, Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, João Duarte é professor associado agregado aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro efectivo da Academia Nacional de Belas Artes e da FIDEM (Federação Internacional da Medalha).

João Duarte recebeu várias distinções internacionais na área da medalhística, nomeadamente, no 31.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2010, pelo seu contributo para a divulgação desta arte. Em 2011, foi-lhe atribuído, pela associação de numismática dos Estados Unidos da América, o prémio J. Sanford Saltus, considerado o Nobel desta arte.

No seu currículo, João Duarte tem igualmente a criação da medalha anual do British Museum, em 2012 e a medalha de honra honoris causa do Estúdio de Escultura Medalhística da Academia Nacional de Arte de Sófia, recebida no 33.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2014.

Em Portugal, o Movimento Arte Contemporânea atribuiu-lhe os prémios MAC'2014 Personalidade Cultural do Ano e MAC'2022 de Mérito e Excelência.

Autor de 16 moedas comemorativas realizadas na Imprensa Nacional – Casa da Moeda, João Duarte tem 56 obras em espaços públicos portugueses, para além de ter realizado várias exposições individuais e coletivas de escultura e medalhística, em Portugal e no estrangeiro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui