A Câmara Municipal de Silves revela que a exposição é composta por 16 fotografias das ruas de Berlim, na Alemanha, onde estavam centenas de refugiados chegados àquele país, «abandonados à sua sorte» e sem qualquer tipo de apoio do governo.
A população alemã começou por apoiar estes refugiados, levando-lhes tendas, resguardos, roupa, comida, medicamentos e outros bens de primeira necessidade. Entretanto, lê-se no texto, «formou-se um movimento de vários grupos de intelectuais e associações recreativas, que procuraram através das artes dar algum "alento" a estas pessoas, enquanto organizações não governamentais (ONG) criavam algumas condições para fornecer alimentação a todos os que lá se encontravam».
Num terceiro momento, a população saiu à rua para exigir das entidades oficiais uma «resposta digna» para todos aqueles refugiados.
Patente ao público nos Paços do Concelho de Silves, a mostra foi preparada para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, no dia 20 de Junho, pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui