|Centenário da Revolução de Outubro

A Revolução de Outubro nas páginas da «Paz e Amizade»

No contexto das comemorações do centenário da Revolução de Outubro, a Associação Iúri Gagárin vai dar início à publicação de vários artigos publicados na revista «Paz e Amizade». Desta forma, mostra «o impacto que o mais importante acontecimento do século XX teve em Portugal».

Número 4 da «Paz e Amizade»
Créditos / Associação Iúri Gagárin

Numa nota divulgada esta segunda-feira no seu portal, a Associação Iúri Gagárin informa que a «selecção de artigos da revista Paz e Amizade», cuja publicação agora começa, se integra nas comemorações do centenário da Revolução de Outubro.

Trata-se apenas de «uma amostra do impacto que o mais importante acontecimento do século XX teve em Portugal», que, no entanto, será «representativa da diversidade e da qualidade dos contributos publicados» na revista durante década e meia, «num período em que também no nosso País ainda se faziam sentir os momentos empolgantes e as conquistas da Revolução de Abril».

Deste modo, evidencia-se também «a actualidade da Revolução de Outubro e das transformações profundas que ela gerou na Rússia, na União Soviética e no Mundo», salienta a nota da associação.

Revista Paz e Amizade

Com periodicidade trimestral, a Paz e Amizade começou a ser publicada, em 1976, pela Associação Portugal-URSS, tendo como director Joaquim Seabra-Dinis. Com o empenho de outros dirigentes e activistas – Rogério Ribeiro teve um papel importante na ilustração e no desenho gráfico –, a revista manteve uma publicação regular até ao n.º 65, sendo o último de Julho-Setembro de 1990.

Nela colaboraram, de forma assídua, além do director (que desempenhou essa função até ao fim da publicação), «destacados nomes da cultura, da academia, da política, da religião, do desporto – de praticamente todas as áreas da vida pública nacional, para além de prestigiados autores de praticamente todas as repúblicas que constituíam a União Soviética», informa a associação.

Nos 40.º aniversário da Associação Iúri Gagárin, numa sessão celebrada em Junho de 2016, Dulce Rebelo afirmou: «Este foi mais um importante veículo de comunicação com os sócios, organizações e instituições, difundindo informação sobre a actividade dos núcleos, recolhendo artigos sobre vários aspectos da URSS, mas também relatos e impressões das viagens de portugueses à União Soviética».

A dirigente da associação lembrou ainda que, na Paz e Amizade, eram também «difundidos tratados e outros documentos nacionais e internacionais, notícias da "Biblioteca Leão Tolstoi" e publicados artigos de fundo sobre a política europeia e a realidade soviética».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui