«Após a exclusão de Listen, comunicada na passada sexta-feira, dia 18, procedeu-se a uma segunda votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam seleccionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível na escolha do candidato de Portugal», indicou a APC em comunicado.
Na semana passada, a Academia de Cinema dos Estados Unidos rejeitou a candidatura portuguesa do filme Listen, de Ana Rocha de Sousa, à nomeação para Melhor Filme Internacional, levando a APC a abrir novo processo de selecção.
A APC realçou que «o factor de exclusão se prende com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa».
Listen tinha sido o mais votado entre os membros da APC, numa escolha entre quatro filmes portugueses propostos a discussão: Listen, de Ana Rocha de Sousa, Mosquito, de João Nuno Pinto, Patrick, de Gonçalo Waddington, e Vitalina Varela, de Pedro Costa.
Vitalina Varela teve estreia mundial em Agosto do ano passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
Desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema.
O filme conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral.
A 93.ª edição dos Óscares, prémios norte-americanos de cinema, está marcada para 25 de Abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos. As nomeações para os Óscares serão conhecidas em Março.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui