|Música

Viva Armando Carvalhêda

Senhor da rádio e grande divulgador da música cantada em português, foi autor do Viva a Música, um dos programas de maior duração da Antena 1. Armando Carvalhêda faleceu esta terça-feira. Tinha 73 anos. 

Créditos / Antena 1

Armando Carvalhêda nasceu em Lisboa, a 30 de Dezembro de 1950, mas foi em Setúbal que cresceu. Em 1967 fez as primeiras experiências no ar, tendo ajudado a fundar a Rádio Clube Alcácer do Sal, a primeira estação pirata portuguesa. 

A Antena 1, onde o radialista trabalhou durante quase meio século, recorda na sua página online, citando o historiador de rádio Rogério Santos, que «esta rádio de onda média começou com a construção de um emissor de rádio rudimentar – a que se juntavam apenas antena, um gravador, dois gira-discos e um microfone – e terminou devido a uma entrevista a José Afonso, que "incomodou"» a ditadura.

No «Viva a Música», histórico programa da rádio pública que assumiu como missão, Armando Carvalhêda afirmou a música nacional e quem a faz, valorizando as novas gerações. «Viva a Música» foi, entre 1996 e 2020, o programa da sua vida e «o palco da rádio», como lhe chamou, com concertos ao vivo e em directo, nos estúdios ou no Teatro da Luz, em Lisboa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui