Um grupo de 49 poetas estrangeiros residentes em Portugal vai lançar uma antologia antirracista e antifascista, em resposta ao crescimento da extrema-direita e da narrativa colonial.
A publicação é feita pela Editora Urutau, um projecto brasileiro que se expandiu para Portugal e para a Galiza e que, segundo a agência Lusa, «entende a importância de utilizar a literatura como uma voz das coisas que precisam ser ditas, e como ferramenta para construir novas narrativas».
A antologia reúne 49 poemas inéditos poetas de nove países, a maioria do Brasil (37) e os restantes distribuídos entre Moçambique, Angola, Cabo Verde, Colômbia, Guadalupe e Itália, cujos vínculos são «a residência fixa em Portugal e a abordagem de temáticas relacionadas com o racismo e a xenofobia».
A organização e curadoria da obra estiveram a cargo do editor Wladimir Vaz e da investigadora Manuella Bezerra de Melo, que a prefacia.
O título Volta para tua terra subverte uma «expressão dolorosa» que «soa aos ouvidos como um eco amargo», afirma o editor Wladimir Vaz, que explica a escolha do título da antologia através de um conjunto de interrogações: «a que terra devemos voltar? Em que terra deveríamos estar que não aquela [em] que estamos agora? A quem pertencem estas terras todas? Os que nos mandam voltar a nossa terra seriam os mesmos que um dia [as] ocuparam violentamente?».
A necessidade de publicar este livro, segundo o editor, surgiu a partir da constatação do crescimento da extrema-direita no mundo e dos seus reflexos em Portugal, «expressados a partir da narrativa colonial, ainda muito viva no imaginário português, apesar da Revolução dos Cravos».
Volta para tua terra terá lançamento oficial este domingo, dia 20 de Junho, na esplanada/terraço da Casa do Capitão, localizada no Hub Criativo do Beato, em Lisboa , e contará com um concerto de Luca Argel e DJ set.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui