|Palestina

Palmela e Seixal solidários com o povo da Palestina

A ocupação dos territórios palestinianos e a agressão a que o seu povo é submetido não serão esquecidos em iniciativas que os municípios do Seixal e de Palmela acolhem amanhã e quinta-feira, respectivamente.

Seixal e Palmela acolhem iniciativas solidárias com a Palestina nos próximos dias
Créditos

Com o apoio do Município do Seixal e da Missão Diplomática da Palestina, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) leva a efeito, amanhã, dia 29, uma sessão solidária com o povo da Palestina na qual assumem destaque, às 15h45, o debate «Povo Palestino: Que direitos?», no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, e, às 16h30, no átrio do mesmo espaço, a inauguração da exposição «Gaza – Testemunho de Uma Agressão».

A iniciativa, cuja sessão de abertura, às 14h30, estará a cargo do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e do embaixador da Palestina, Hikmat Ajjuri, inclui ainda a exibição de documentários sobre a ocupação do território da Palestina, com início marcado para as 15h, e declamação de poemas de autores palestinianos, às 16h10, por alunos do curso de Teatro da Escola Secundária Dr. José Afonso, lê-se na agenda do município seixalense.

Dia da Terra Palestina

O Município de Palmela não quis passar ao lado do Dia da Terra Palestina, que se assinala a 30 de Março e evoca as grandes manifestações que, a 30 de Março de 1976, abalaram localidades palestinianas no Estado de Israel, depois de as autoridades israelitas terem anunciado a expropriação de grandes extensões de terras palestinianas com vista à construção de colonatos. Da repressão que se seguiu resultaram seis palestinianos mortos e centenas de feridos e presos.

Para assinalar uma data que «simboliza a luta do povo palestiniano pelo direito aos seus lares, às suas terras de cultivo e à sua Pátria», o município palmelense associou-se ao MPPM, à Missão Diplomática da Palestina e à CGTP-IN, que se farão representar, respectivamente, por Maria do Céu Guerra, Hikmat Ajjuri e Arménio Carlos, lê-se numa nota da Câmara de Palmela.

Em conjunto, promovem, na Quinta do Anjo, a realização de um programa que se inicia às 10h30 com a plantação de uma oliveira junto à Rotunda do Ovelheiro e o descerramento de uma placa alusiva. Seguem-se, às 10h45, uma visita à exposição «Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão», no Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo, e, às 11h, a degustação de produtos de Palmela e da Palestina.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui