Tajani e Pittella vão discutir a presidência do PE

Os italianos Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu (PPE), e Gianni Pittella, da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), vão disputar, hoje, a presidência do Parlamento Europeu (PE), na quarta e derradeira volta da eleição.

O novo presidente do Parlamento Europeu só será conhecido após a quarta volta da eleição
Créditos / orientpress.hu

Tal como ocorreu nas duas primeiras voltas da eleição, que hoje tem estado a decorrer em Estrasburgo, Tajani foi o mais votado na terceira votação, mas sem alcançar a maioria absoluta necessária, tendo obtido 291 votos (mais quatro que na ronda anterior). O segundo mais votado foi Pittella, com 199 votos (menos um). Para alcançar a maioria absoluta, eram precisos 346 votos.

Desta forma, o sucessor do alemão Martin Schulz na presidência do PE será encontrado numa quarta volta da eleição, que terá lugar ainda hoje, às 20h00 (de Portugal continental), agora apenas com os dois candidatos mais votados na terceira volta. Neste caso, basta uma maioria simples.

Apresentaram-se a esta terceira volta os seis candidatos que participaram nas duas anteriores. A belga Helga Stevens (Conservadores e Reformistas Europeus) foi a terceira mais votada, com 58 votos (menos oito que na segunda volta), seguida da britânica Jean Lambert (Verdes/Aliança Livre Europeia), com 53 votos (mais dois), da italiana Eleonora Forenza (Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde), com 45 (mais três) e do romeno Laurentiu Rebega (Europa das Nações e da Liberdade), com 44 (menos um).

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui