|artes

Linha de Fuga: laboratório e festival internacional de artes performativas em Coimbra

Até 1 de Dezembro, Coimbra é palco da 1.ª edição do Linha de Fuga, um evento que, para lá da dimensão de Festival aberto ao público, é também um laboratório de intercâmbio de práticas artísticas.

CréditosEva Farinas / Linha de Fuga

Iniciado esta sexta-feira e com um diverso programa até 1 de Dezembro, Linha de Fuga é um festival que assume querer expor diferentes práticas e pensamentos artísticos enquanto explora a importância da arte como factor crítico social.

Além de um festival internacional aberto ao público, com a apresentação de espectáculos em vários locais da cidade, o evento inclui também um laboratório com 20 profissionais das artes (teatro, dança, vídeo, música, escrita), selecionados por convocatória internacional, com o intuito de promover o encontro e intercâmbio de práticas artísticas.

«Queremos com o festival e o laboratório provocar uma discussão na cidade e com a cidade sobre os conceitos de mundo comum, de cosmos e de unicidade de sentidos. Porque a arte é política!», afirma a curadora Catarina Saraiva.

A 16 e 17 de Novembro, Sergi Fäustino realiza as performances Fäustino VI. 803 C.C., no Centro de Artes Visuais (CAV), e C60 – Grandes Êxitos, no Liquidâmbar, respectivamente.

A performance Mistermissmissmister, de Ana Borralho e João Galante, realiza-se no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) - Círculo Sede, no dia 24, e o espectáculo de dança Fuá/La lengua de nuestras posibilidades, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 30 de Novembro.

O Lab in Fest, com apresentações públicas dos artistas participantes no laboratório do Linha de Fuga, ocorrem a 17 e 24 de Novembro. O festival termina a 1 de Dezembro com o espectáculo de dança (Sweet) (Bitter), de Thomas Hauert.

O evento é promovido pelas Produções Real Pelágio, estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes/Ministério da Cultura, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco, TAGV, A Escola da Noite, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Citemor.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui